terça-feira, 8 de março de 2016

Características de um empreendedor.


Na aula do dia 03/03,  foram passadas as características de um empreendedor,e do que é necessário para fazer a diferença no mercado.




Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma  pequena empresa depende muito do perfil do empresário.


Características:


1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;




2. Assumir riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;


3. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.

5. Persistência:

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:
    • Não desiste diante de obstáculos;
    • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos;
    • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos;



6. Comprometimento:

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:
    • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso;
    • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados;
    • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.; 

7. Adaptabilidade e flexibilidade:

Essas são grandes vantagens competitivas no cenário organizacional. Perceber as situações e adaptar-se a elas com rapidez. Há autores que citam de profissionais camaleões. São cada vez mais constantes os lançamentos de produtos, serviços, mudanças de rotinas e procedimentos, entretanto para se adaptar não basta querer. Deve-se estar atento ao contexto organizacional e fora dele, bem como atualizado tecnicamente para que essas adaptações sejam eficazes e não causem transtornos nem para você nem para a organização.



Referencias:

Um comentário:

  1. Joyce, meus parabéns pela publicação! Sugiro que ajuste somente:

    1) "foram passadas"... por... "foram apresentadas"
    2) Referências (colocar o acento).

    ResponderExcluir