quarta-feira, 2 de março de 2016

Empreendedorismo para as micro empresas.

Foi passado na sala um vídeo do programa Fantástico sobre a Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro em São Paulo-SP.



Em aula foi discutido ideias propostas pelo professor e até mesmo pelo vídeo, que falava do pequeno empreendedor. Alguns exemplos:


Um exemplo de pequeno empreendedor que teve uma ideia e deu certo foi a história de Luiz Felipe, proprietário de uma micro empresa de tapiocas, localizada no mercadão de São Miguel.

Foi falado na aula, alguns fatores que contribuem quase que totalmente para o sucesso de um micro empreendedor, foram estes:

4 em 10 pessoas estão envolvidas no próprio negócio ou em algum outro, até porque tudo começa com uma ideia, essa ideia evolui com o pensamento de alguém por em prática. Essa pessoa tem que assumir riscos, (existe apenas 3,7% de chance de dar errado).

Normalmente, os micro empreendedores fazem a escolha do próprio negócio por necessidade. As três coisas necessárias para um micro empreendedor é:

Capacitação, Planejamento e Gestão.



Outra ideia interessante é comprar os direitos de uma determinada marca e vender seus produtos, isso chama-se franquia.

*Curiosidade.
Diferença entre filial e franquia: filial é você já ter uma empresa e abre uma outra, com o mesmo nome; franquia você compra os direitos de uma determinada marca, e usa, mas não é sua.



Vídeo do Fantástico passado na aula:








Fontes das imagens:





Publicação feita por José Luiz Rossati, Aluno na ETEC dep. Ary de Camargo Pedroso


Um comentário:

  1. Legal José! Sua publicação está muito boa! Sugiro que faça uma conclusão para fechar o assunto.

    ResponderExcluir