quarta-feira, 30 de março de 2016

continuação do projeto e estudo do modelo Canvas.

Na aula do dia 24/03 continuamos o estudo e o projeto do Canvas...


O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e modelos de negócio novos ou existentes. 



Se trata de um mapa visual contendo nove blocos, são eles:

Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.




Para utilizar o Canvas, desenvolvemos um projeto chamado T.A Watch ( Teacher Assistent Watch) que visa a ideia do professor possuir um aparelho que seria usado como assitente do professor, facilitando a aula e evitando do professor perder tempo em chamada, falar com o diretor, etc.
Exemplo de Smartwatch:


Nosso grupo Trabalhando em classe:

Foto tirada pelo aluno: José Luiz Sanches.


Concluo a publicação falando que este modelo, Canvas, é muito importante para o desenvolvimento de um projeto e sem dúvida todo projeto deve ter :)

quarta-feira, 23 de março de 2016

Usando canvas


Iniciação do sistema de CANVAS



Na aula do dia 17 de março, nos reunimos em grupos para definir um produto ou serviço para ser comercializado no segmento de Educação.
Tínhamos várias opções na área educacional entre elas: Professores, alunos, funcionários, comunidade, pais, editora de livros, biblioteca e jogos educacionais.

   http://startup7.com.br


Modelo de um sistema de Canvas (proporcionado pela SEBRAE):



Quando nos reunimos elaboramos nossas ideias e depois um sistema foi muito eficiente para o nosso projeto o sistema de canvas que facilitou e organizou nossas ideias de maneira fácil e eficaz.

                                                     

terça-feira, 15 de março de 2016

Organização, Planejamento e Inovação

Como tudo o que fazemos na vida, o sucesso de nossas atitudes ou planos, depende basicamente de uma boa organização e planejamento. Nos negócios não é diferente, para que uma empresa deslanche é necessário uma boa gestão de recursos econômicos, materiais, marketing, etc.



Mas nem sempre é tão fácil de se gerir um negócio, as coisas acabam ficando sem rumo e confusas se não tivermos nada concreto, ou melhor dizendo, visual, para que possamos enxergar de forma representativa o nosso negócio. Para que isso não ocorra, podemos utilizar um modelo de negócios, que pode ser feito de duas formas: a forma linear, ou seja, texto e números impressos em uma folha, ou também podemos utilizar a forma visual, que pode ser expressa por um desenho, gráfico, boneco, etc.

Um exemplo de modelo de negócios que podemos seguir é o modelo Canvas, que consiste em um quadro com áreas demarcadas onde podemos escrever em notas auto-adesivas coloridas, os requisitos, custos, lucros, relação com o cliente, dentre outros pontos relacionados com a empresa em questão, que te ajudarão a gerir de forma mais eficiente o seu negócio.

Modelo Canvas(visual):

Aqui esta o modelo Canvas de negócio de uma das maiores empresas da atualidade, a Coca-Cola, a imagem está em inglês, porém continua a ser compreensível, levando em conta o exemplo acima, que explica de forma "simples", como são distribuídos os tópicos.

Modelo Canvas (Coca-Cola)


Caso tenha dificuldades em ler devido ao tamanho da imagem, acesse o link original e veja de forma mais clara (https://goo.gl/pSv9Ue)

Mas para que uma empresa faça sucesso, é necessário mais do que apenas uma organização efetiva, ela precisa de um diferencial que atraia público e é ai que entramos com a Inovação, é preciso que esta empresa atenda a nichos de mercado ainda não explorados, ou, que inove em um setor já existente, criando assim, um diferencial que destaque a sua empresa das demais.


Neste post vimos a importância de uma boa organização, planejamento, e também a importância de se inovar, que são atitudes essenciais a uma empresa que espera crescer e fazer sucesso. Se você se interessou por este tema, dê uma olhada no site do SEBRAE, e se informe mais a respeito:

link: (sebrae.com.br)

Obrigado pela atenção.


terça-feira, 8 de março de 2016

Características de um empreendedor.


Na aula do dia 03/03,  foram passadas as características de um empreendedor,e do que é necessário para fazer a diferença no mercado.




Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma  pequena empresa depende muito do perfil do empresário.


Características:


1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;




2. Assumir riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;


3. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.

5. Persistência:

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:
    • Não desiste diante de obstáculos;
    • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos;
    • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos;



6. Comprometimento:

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:
    • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso;
    • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados;
    • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.; 

7. Adaptabilidade e flexibilidade:

Essas são grandes vantagens competitivas no cenário organizacional. Perceber as situações e adaptar-se a elas com rapidez. Há autores que citam de profissionais camaleões. São cada vez mais constantes os lançamentos de produtos, serviços, mudanças de rotinas e procedimentos, entretanto para se adaptar não basta querer. Deve-se estar atento ao contexto organizacional e fora dele, bem como atualizado tecnicamente para que essas adaptações sejam eficazes e não causem transtornos nem para você nem para a organização.



Referencias:

quarta-feira, 2 de março de 2016

Empreendedorismo para as micro empresas.

Foi passado na sala um vídeo do programa Fantástico sobre a Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro em São Paulo-SP.



Em aula foi discutido ideias propostas pelo professor e até mesmo pelo vídeo, que falava do pequeno empreendedor. Alguns exemplos:


Um exemplo de pequeno empreendedor que teve uma ideia e deu certo foi a história de Luiz Felipe, proprietário de uma micro empresa de tapiocas, localizada no mercadão de São Miguel.

Foi falado na aula, alguns fatores que contribuem quase que totalmente para o sucesso de um micro empreendedor, foram estes:

4 em 10 pessoas estão envolvidas no próprio negócio ou em algum outro, até porque tudo começa com uma ideia, essa ideia evolui com o pensamento de alguém por em prática. Essa pessoa tem que assumir riscos, (existe apenas 3,7% de chance de dar errado).

Normalmente, os micro empreendedores fazem a escolha do próprio negócio por necessidade. As três coisas necessárias para um micro empreendedor é:

Capacitação, Planejamento e Gestão.



Outra ideia interessante é comprar os direitos de uma determinada marca e vender seus produtos, isso chama-se franquia.

*Curiosidade.
Diferença entre filial e franquia: filial é você já ter uma empresa e abre uma outra, com o mesmo nome; franquia você compra os direitos de uma determinada marca, e usa, mas não é sua.



Vídeo do Fantástico passado na aula:








Fontes das imagens:





Publicação feita por José Luiz Rossati, Aluno na ETEC dep. Ary de Camargo Pedroso