quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mesa Redonda

Mesa Redonda com Thiago do PiraWeb

Semana passada, especificamente no dia 23/11/2016 nós alunos de empreendedorismo tivemos a honra de receber um representante da PiraWeb , "uma empresa apaixonada pelo que faz".

PiraWeb 

PiraWeb é uma empresa que possui um foco no fornecimento de soluções em Sistema de Gestão e plataforma de E-commerce, ela atende empresas de pequeno e médio porte auxiliando e tornando mais fácil para o dono do negócio.
Ela surgiu em 2002 com o intuito inicial de mostrar eventos e aonde eles ocorreriam, mas a ideia que hoje é o "carro chefe" da empresa surgiu somente em 2006.
Recebemos um folheto que tratava mais sobre os serviços prestados.

Veja mais sobre eles neste site:

Imagem:

Gostaríamos muito de agradecer a PiraWeb por ter permitido que o Thiago pudesse conversar conosco, agradecemos também ao professor Junior Furlan pela iniciativa fantástica.

Algumas fotos:


Visitem o site oficial:

  

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

E commerce

E commerce 

E commerce traduzindo significa comércio eletrônico, é um meio de comércio que realiza transações financeiras por meio de "aparelhos" eletrônicos como celulares, computadores, tablets, etc.
O nascimento do E commerce veio a partir do surgimento da internet, facilitando muito o comercio por meio dela. No inicio os produtos comercializados eram bem simples como : livros, CDs, DVDs e etc. Mas hoje em dia tudo mudou, hoje se comercializa praticamente tudo que vai desde CDs até casas e carros. 

Atualmente é muito simples vender e comprar produtos pela internet, para isso basta cadastrar-se no site escolhido (que você já conheça e seja bem confinável), um exemplo seria o Marcado Livre (um site bem conhecido e confiável), depois do cadastramento basta somente escolher a opção de template que permita a configuração de um comércio eletrônico.


Sites utilizados 


  

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mídias Sociais

Mídias Sociais 


Mídias sociais é todo tipo de espaço que proporciona a interação entre os usuários, por exemplo:

·         Blogs
·         Micro blogs
·         Redes Sociais
Resultado de imagem para midias sociais

Que por meio deles os usuários podem dialogar e compartilhar informações, pois uma rede social tem um conteúdo ilimitado, uma vez que um usuário dialogue com outro ele está contribuindo com opiniões.

Mídias sociais não significam só opiniões diferentes, mas também novas oportunidades criando e se comunicando com novas pessoas a cada minuto, além disso trazem oportunidades tanto para empresas quanto para pessoas, podendo também ser usada para divulgação de uma marca por exemplo.

Quando se aprende a trabalhar com as mídias sociais já se possui o essencial para qualquer ação efetiva de Marketing Digital, pois a cada dia sua propaganda ou produto ganha mais visualização.


Sites utilizados:

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Leis importantes ao criar um negócio ou usar uma idéia

Direitos Autorais

Pela legislação brasileira, o criador de toda obra intelectual deve ser recompensado pelo uso dessa produção

https://blogdosindiclube.files.wordpress.com/2013/06/shutterstock_121068853.jpg

No Brasil, a Lei nº 9.610, de 1998 regula os direitos autorais, cuja gestão está a cargo da Diretoria de Direitos Intelectuais, do Ministério da Cultura (MinC). Obras e invenções que não sejam de caráter literário, artístico ou científico, como programas de computador, embora sejam protegidas pelos direitos autorais, estão sob responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e são reguladas pela Lei nº 9.609, também de 1998.

Ao entrar no carro , uma pessoa liga o rádio e ouve uma música -- que é obrigada a recolher direitos autorais. O mesmo ocorre em representações de teatro, ópera, shows musicais, e até mesmo quando se acessa o celular ou a internet para ver, ler, ouvir ou reproduzir uma obra protegida. 

A lei diz: As obras estão protegidas desde o momento da criação e, por isso, seu criador não é obrigado a registrá-la, embora isso seja possível. 
Os direitos autorais são importantes para todas as etapas da cultura, justamente por significarem uma economia gigantesca em circulação: criação, produção, distribuição, consumo e aproveitamento dos bens culturais. 

Lei sobre Patentes

Foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei nº 9.279, que trata da proteção da propriedade industrial: a lei de patentes. Entrou em vigor no dia 15 de maio de 1997, exatamente um ano após sua publicação no Diário Oficial da União.

http://mormarcas.com.br/wp-content/uploads/2014/07/patenteadp-1.jpg

A lei de patentes regula as obrigações e os direitos com relação à propriedade industrial. A grosso modo, pode-se dizer que sua função é garantir ao inventor de um produto, de um processo de produção ou de um modelo de utilidade.

Desde que essa invenção atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial - o direito de obter a patente que lhe assegure a propriedade de sua invenção por um determinado período. Durante esse período, quem quiser fabricar, com fins comerciais.

Tudo isso é citado no INPI.

O que é INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MCTI). Esse instituto é responsável pela concessão de patentes, registro de marcas e transferência de tecnologia.



Fontes: 

domingo, 2 de outubro de 2016

Restante das apresentações

Restante das apresentações

 Esta semana foram apresentados os restantes dos trabalhos de Empreendedorismo ao qual se tratava de um tema meio confuso ainda para algumas pessoas, mas este trabalho serviu para abria a mente dos alunos, fazendo que compreendessem mais sobre o assunto de inovação.
 Semana passada(especificamente na quinta) os grupos apresentaram.

Aqui estão algumas fotos tiradas, registrando os momentos da apresentação:

Grupo: Samara, Lucas Gome, Rafael Libório e Vitor Rafael. 


Grupo: Asafh, Samuel, Pablo, Douglas, Vinicius Casarim, Allan e Luis Felipe 



Grupo: Fernando, Lucas de Moura, Luiz Henrique, Felipe, Rafaela, Murilo e Vinicius Santos.



terça-feira, 20 de setembro de 2016

Trabalho

Apresentações desta semana





Nesta semana iniciamos as apresentações do trabalho de empreendedorismo integrado ao inglês.
Pode se perceber que os alunos estão entusiasmados com a apresentação, o primeiro grupo a apresentar foi o grupo dos alunos Daniel e as alunas Adélia e Rebeca, uma apresentação para nós perfeita, muito bem elaborada e apresentada.


Apresentando conceitos de inovação e exemplos, mas o diferencial foi a proposta apresentada a nós pelo professor Junior, de integrarmos ao inglês (com a professora Alice), o que acabou abrindo mais portas para que adquirirmos conhecimento nas duas áreas.

Estas imagens são do primeiro grupo que apresentou:





Fiquem ligados no blog por que semana que vem vamos apresentar os outros grupos com novos registros.

Inovação

Voltamos com tudo....

Para quem pensou que abandonamos o blog pode estar certo, mas estamos de volta para atualizar este blog empreendedor.
Este mês nós alunos realizamos uma prova bimestral voltada a duas perguntas fáceis mais que pegou muita gente na hora de responder, vou cita-las e explica-las de maneira sucinta.
Bom, a primeira pergunta foi a seguinte:


“O que é inovação? “


Muitos podem pensar que inovação seja apenas criar coisas novas, bom não só, inovação não consiste em apenas criar coisas novas, mas talvez dar vida a coisas que muitos pensam ser impossível de dar certo, vindo com o propósito de se destacar no mercado muitas vezes fazendo coisas que o seu concorrente tentou realizar sem sucesso.


A segunda foi o seguinte:

“Cite empresas inovadoras”

Está sem dúvida para quem não entendeu o conceito de inovação deixou seus cabelos em pé, mas é simples, vamos citar nesta postagem três empresas muito inovadoras.

Facebook

Quando foi criada por Mark Zuckerberg, ela veio com o propósito de ser uma rede social que as pessoas poderiam ter seus perfis e postar atualizações para os seus amigos.
Logo após doze anos, ela se tornou febre em todo mundo, e lidera a iniciativa de acessos à internet em países emergentes e também é aventureiro em inteligências artificiais e realidade virtual, além disso ela recebe novos usuários a cada dia, e mais de 800 milhões de pessoas usam o seu aplicativo Messager e 400 milhões foram acrescidas ao instagram (desde sua compra em 2012).
https://cdn0.iconfinder.com

Netflix

Uma empresa muito famosa entre todos, conta com mais de 75 milhões de assinantes em 190 países, disponibilizando a maior parte dos programas de TV, seriados, filmes, documentários e muito mais, todos postados com conteúdo original.
A ideia do Netflix não é atingir todos os tipos de públicos, mas garantir a fidelidade de alguns, isso é retratado com o sucesso das séries, mostrando que a estratégia está funcionando.
Uma nova ideia (estratégia) já foi lançada, visando trazer um filme novo por semana em conteúdo original (marca registrada da Netflix).
http://vignette4.wikia.nocookie.net

As duas empresas citadas acima são americanas, mas aqui no Brasil nós temos empresas inovadoras também, está a seguir vem para fechar com chave de ouro a nossa resposta.

Boticário

Todos os anos mais de 400 ideias inovadoras tornam-se realidade no O Boticário, isto lhe rendeu o “prêmio” de melhor empresa inovadora do pais.
Ao invés de centrar sua atenção em ideias específicas, a empresa se concentra nas tendências que devem perdurar no médio e longo prazo. Consegue, assim, pensar em produtos que tenham a ver com a realidade dos consumidores e possuam longa vida no mercado.
Resultado de imagem para o boticario rosa png
http://www.sitedeimagens.com

Simples não?
Mas não são só estas empresas que são inovadoras, há um universo de empresas, basta procurar.

 Sites usados para pesquisa:



quarta-feira, 22 de junho de 2016

Resumo do Projeto T.A Watcher

Bom, como visto nas postagens feitas nos meses anteriores o nosso plano de negócios (T.A. Watcher) vem evoluindo na medida do possível, diversos pontos foram adicionados ao nosso projeto, de maneira que o mesmo veio tomando uma certa forma...

Para começar, vou citar alguns dos pontos que foram adicionados e logo após indicar as postagens realizadas aqui neste blog sobre os respectivos assuntos. 

O que é nossa "empresa"? quem somos? O que fazemos? e quais são as nossas experiencias ? 
Bom, esses eram pontos que haviam passado em branco ao nosso grupo, pontos cruciais na hora de se desenvolver um negócio de sucesso, afinal, como podemos receber atenção, investimentos, etc. Se ninguém sabe quem somos ?! Bom, esse aspecto foi resolvido com a criação dos Perfis dos Empreendedores, que nada mais é, de forma sucinta a descrição dos membros da nossa empresa. Bom como isso é apenas um resumo de como anda o nosso projeto, vou disponibilizar o link da nossa postagem, na qual falamos de forma mais aprofundada no assunto, e também a postagem na qual os nossos perfis foram disponibilizados ao público, caso você tenha o interesse de nos conhecer.


Postagem sobre Perfil do Empreendedor:

Postagem sobre Nossos Perfis:

Bom, mudando de assunto, algo que é muito relevante a uma empresa é como venderemos o nosso produto, e a qual nicho de mercado o nosso produto se encaixa. Esses aspectos podem ser chamados de marketing e análise de mercado, de forma simples, nossa empresa tenta ao máximo ajudar os profissionais da educação, proporcionando uma melhor qualidade de aulas aos seus alunos, e também uma maior facilidade ao professor de realizar seu trabalho. Existem diversos pontos que podemos abordar quando nos referimos a marketing, pontos que foram bem explicados na nossa postagem sobre o assunto. link:(http://goo.gl/wqc3HA - a partir do titulo "Plano de marketing: marketing mix ou p's.").

Como sabemos, toda instituição possui seus pontos fortes e fracos, muitas vezes estes pontos não ficam bem claros aos empreendedores, então por meio de uma análise (Análise F.O.F.A) podemos colocar no papel, quais são os nosso pontos fortes e fracos, de forma que possamos visualizar de uma maneira melhor quais são os pontos que devemos melhorar, este processo foi explicado de uma forma um pouco mais aprofundada na postagem do dia 11 de maio, que teve como tema somente esta analise, se você necessitar de mais informações sobre o mesmo, segue o link da postagem.


Analise F.O.F.A.:

O que é o nosso Produto:
Após diversas informações sobre o que é a nossa empresa, e também sobre o marketing, chegamos no momento de falar sobre o nosso produto, um relógio digital, que possui uma interface gráfica capaz de interagir com um Smartphone, de forma que um auxilia o outro na função desejada, no nosso caso, é auxiliar profissionais voltados a área da educação, o mesmo possui diversas funções secundárias que não fazem jus a esta publicação, porém a versatilidade que nosso produto proporciona é algo que muito bom, por funcionar com uma bateria que pode ser carregada por USB, o dispositivo pode passar dias sem ficar sem carga, e quando isso acontecer, basta liga-lo a um computador ou a uma fonte, que ele é recarregado em poucos minutos, e além disso, o aparelho possui um sistema de cores dinâmico que se altera de acordo com os gostos do usuário, de forma que combine com qualquer traje que o mesmo vista. O nosso produto esta em fase de desenvolvimento, porém um modelo conceitual já foi criado, para que as pessoas possam saber como será o produto após o termino do projeto. Segue abaixo imagem do produto e link da postagem referente.
Modelo Conceitual - Créditos: Lucas de Moura
Postagem referente : http://goo.gl/wqc3HA

Após termos citado várias informações sobre o nosso projeto, termos também descrito o nosso produto, podemos falar do assunto final a qual temos referência até o momento... que são os Tramites Burocráticos e todas as coisas relacionadas a este assunto. Estes processos, devem ser realizados no inicio da empresa e por este motivo este assunto deveria estar no topo desta publicação, porém como fizemos referência a este tópico recentemente, achei coerente citar este termo por último nesta publicação. Toda empresa possui documentos que são necessários para que a mesma exista, são muitos, porém pelo menos um deles você deve conhecer, o CNPJ. Dentre todos os documentos necessários a uma empresa, a maioria deles é utilizado no momento de se realizar alguma transação ou mesmo de fechar um contrato, então podemos dizer de forma conceitual que estes documentos fazem parte da empresa e que sem os mesmos, a empresa perde seu "poder". Esta foi uma citação bem sucinta do tema abordado na publicação do dia 8 de junho sobre tramites burocráticos, lembrando que esta publicação é apenas um resumo das diversas outras postagens que foram realizadas neste blog.

link da postagem sobre Tramites burocráticos:

Mais conteúdo está por vir, afinal o projeto não alcançou o seu final ainda...

Espero que tenha apreciado a leitura, tenha um bom dia ! 



quarta-feira, 8 de junho de 2016


Tramites burocráticos.



São os esforços de rigor você tem que tomar quando você vai para uma agência estatal, a burocracia, para obter algum documento ou aprovação que você precisa, são as etapas burocráticas que empresários tem que passar para abrir seu negocio.


1ª Tramite necessário para abrir um negocio: Definir os dados básicos da empresa.

Depois de montado o cronograma, você precisa definir os dados básicos da empresa que compreende a definição da razão social, do endereço, dos CNAE’s (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), quadro societário e tributação.

Vale à pena você já dar uma olhada nas atividades econômicas disponíveis para registrar a sua empresa no site do IBGE, mas só mesmo com o seu contador você vai conseguir saber qual forma de tributação incide em determinado CNAE.

Isso beneficiará a empresa Insistimento, por exemplo, que ao invés de pagar 19% de imposto, passaremos a pagar 6% apenas até atingirmos esse nível de faturamento.

Apesar disso, recomendamos cuidado, pois muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte e pode ser que esse PLP não passe a valer realmente em 2015, uma vez que existe perda de receita pelo governo.

Enquanto isso não acontece, vale a precaução e buscar enquadrar a atividade da sua empresa naquelas permitidas pelo Supersimples para obter uma menor tributação no início das suas operações.




2ª Tramite necessário para abrir um negocio: Buscar previa do local.

O próximo passo é fazer a busca prévia de local, muito importante para empresas do setor de alimentos, por exemplo.

Se você trabalha a partir de casa e pretende abrir uma empresa de consultoria sem atendimento a clientes na sua residência ou manutenção de estoque, é bem simples conseguir um alvará, pois algumas atividades não fazem muitas exigências quanto ao local.

Os requisitos variam de atividade para atividade e por isso a ajuda de um contador é fundamental nesse processo.




3ª Tramite necessário para abrir um negocio: Confecção do contrato social.

Seguindo na seara de abertura da empresa, agora chega a parte da confecção do contrato social para registro da mesma na Junta Comercial (RCPJ) e Receita Federal (CNPJ).

É no contrato social que estará descrita a atividade da empresa, seus dados básicos como endereço e a participação de cada sócio na sociedade além das suas funções.

O registro do CNPJ é um dos mais práticos na abertura de empresa. Ele é feito exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal, através do download de um programa específico. Os documentos necessários são enviados por sedex para a Receita Federal e a resposta é dada, também, pela Internet.

Apesar de todo contador ter em mãos um modelo básico a seguir, aconselho consultar um advogado para amarrar todas as brechas que podem ter ficado soltas nesse modelo básico de contrato social.

Pronto o contrato social, segue o registro na Junta Comercial e na Receita Federal em um processo não muito longo, mas necessário para depois ser providenciado o Certificado Digital da empresa se isso for obrigatório para a sua atividade.

Neste ponto a empresa está praticamente aberta, pois os órgãos regulamentadores já sabem da sua existência, mas ainda falta a obtenção do alvará e da nota fiscal eletrônica para autorizar a operação.

Após o cadastro do CNPJ, é a vez de ir à prefeitura fazer o cadastro e receber o alvará de funcionamento. O Alvará é uma licença concedida pela Prefeitura, permitindo a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições, e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

Para obtê-lo, o empresário deve se dirigir à secretaria de finanças do município.

Se o empresário tomou o cuidado de adequar sua empresa à legislação local, não terá problemas ao solicitar o seu alvará. Se deixar para descobrir as ‘surpresas’ da legislação só neste momento, com certeza vai esbarrar em algum problema.

Fique atento! Muitos empresários ignoram o alvará de funcionamento e passam a operar a empresa após a obtenção do CNPJ. No entanto, a operação sem alvará caracteriza o estabelecimento como ilegal e pode acarretar seu fechamento e punição dos responsáveis como previsto em lei. Para conhecer a legislação, bem como a documentação e formulários a serem apresentados, consulte a Prefeitura local.




Plano de marketing: marketing mix ou p's.





Também conhecido com o Mix de Marketing, os 4 P do marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado.


Ligados diretamente a área de marketing estão, o preço, praça, produto e promoção, tendo este uma porcentagem proporcional de atenção.


1- Preço:

É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. Preço é a quantidade de O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor.

O único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.



2- Praça


Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas.

A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.


3- Produto


Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando-se da estratégia de marca.

As organizações utilizam-se do "P" produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados "carros-chefe", outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.


4- Promoção


Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo.

As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estágios iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada método individual de promoção.

Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de marketing) estão inter-relacionados; decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente.



Descrição do nosso produto.


TA watcher (Teacher assistant)


*imagem feita pelo aluno Lucas de Moura


É um produto versátil e útil, com foco em auxiliar professores em sua árdua tarefa que é lecionar , produto que contém um esquema de cores que se adaptam aos gostos do usuário, processador potente de dois núcleos para realizar as tarefas mais árduas de processamento, e além de ser um assistente para professores, o mesmo pode ser utilizado como um smartwatch comum, conectado ao seu Smartphone via Bluetooth o aparelho pode atender ligações, marcar e desmarcar compromissos em sua agenda,entre diversas outras funcionalidades, mas não podemos deixar de falar da função "ClassScan" que por meio de um sensor detecta a presença dos alunos e assim facilita a vida do professor na hora de preencher a lista de presença.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nosso perfil dos sócios


Perfis dos nossos 4 sócios, José Luiz, Fabiana, Joyce e Lucas M.; tos estudantes na escola técnica ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso.


Nome: José Luiz Rossati Sanches
Data de nascimento: 27/12/1999
Estado civil: Solteiro
Naturalidade: Piracicaba- SP- Brasil
Endereço: Av. Frei Francisco Antonio Perin, 225
Bairro: São Jorge (Pq. dos Sabiás)
Cidade:  Piracicaba
Telefone: (19) 34345394

Perfil: Empreendedorismo do berço, por meus pais serem "empreendedores" e por terem seu próprio negócio. Minha herança cultural ou material é o que mais me influencia a entrar no "ramo" do empreendedorismo. O fato é que sempre estive cercado pelo valor do empreendedorismo e por isso tenho uma das maiores propensões a empreender.
Vale realçar o espírito de liderança que possuo e a capacidade de ouvir e aceitar opiniões para melhor avançar com o projeto, assim como a capacidade de superar desafios.

Atribuições: trabalho voluntário na igreja com os menos favorecidos, experiência como vendedor e expositor em feiras e varejões, formação em pacote Office e informática básica.
OBS: cursando 2° ano do ensino médio com técnico em informática.

_____________________________________________________________________________


Nome: Fabiana Araújo Angeli
Data de nascimento: ********
Estado civil: ***********
Naturalidade:**********
Endereço: ********
Bairro: *********
Cidade: ***********
Telefone: (00) 00000000

Perfil: Possuo um perfil empreendedor, aceito desafios e busco soluções viáveis para o equacionamento de problemas, liderança e motivação, ouço e aceito opiniões, porém elogio e critico se for necessário, sou perseverante e mantenho-me firme nos meus propósitos sem deixar de enxergar os limites, buscando metas viáveis até mesmo em situações de extremo, dedico-me com muito entusiasmo e organização é o que menos me falta.

Atribuições: Aula para crianças na igreja, trabalho voluntário na igreja.
OBS: cursando 2° ano do ensino médio com técnico em informática.


____________________________________________________________________________


Nome: Lucas de Moura Machado
Data de nascimento: 01/09/1999
Estado civil: Solteiro
Naturalidade: Piracicaba- SP- Brasil
Endereço: Rua Helena Salles,
Bairro: Alto das astúrias
Cidade: Piracicaba
Telefone: (19) 982934688

Perfil: Uma pessoa calma, persistente e organizada, com ambições bem definidas em seus objetivos para que sejam realizados da melhor forma possível.


Atribuições: Curso de hardware, curso de informática e um ano de trabalho não remunerado como assistente de eletricista.
OBS: cursando 2° ano do ensino médio com técnico em informática.




_____________________________________________________________________________


Nome: Joyce Santos da Silva
Data de nascimento: 07/05/2001
Estado civil: Solteira
Naturalidade: Piracicaba- SP- Brasil
Endereço: Rua Dr. Mário Tavares, 686
Bairro: Centro (Rio das Pedras)
Cidade: Piracicaba
Telefone: (19) 34935543

Perfil: Possuo perfil empreendedor, com influência em casa, com meus pais, por terem um negócio. Também possuo como característica empreendedora a capacidade de aceitar desafios e buscar soluções viáveis para a resolução de problemas, liderança e motivação, ouço e aceito opiniões, tenho perseverança e me mantenho focada nos objetivos.

Atribuições: Experiência de trabalho voluntário onde fora proposto lecionar aulas de ginástica aérea acrobática para crianças.
OBS: cursando 2° ano do ensino médio com técnico em informática.


_____________________________________________________________________________


* Todas as fotos foram tiradas do Facebook dos próprios sócios.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Perfil dos sócios


Perfil dos Sócios


Primeiramente o plano de negócios veio com o intuito de organizar e facilitar o processo desde a criação da empresa até o decorrer dos dias.

Para iniciar podemos começar pelo PERFIL DOS SÓCIOS DA EMPRESA (caso haja), é muito importante que cada sócio apresente seu perfil para que seja “mais conhecido”, e assim cada sócio é direcionado a uma função conforme suas habilidades apresentadas no seu perfil.

Este perfil deve conter seus registros básicos e apresentar o seu perfil (mostrando a maneira que você trabalha) e também atribuições (que seriam as suas experiências e aprendizados adquiridos).

Exemplo:




Identificando as oportunidades 




Será que é possível saber se a oportunidade é boa ou não?


Para identificar as boas oportunidades basta:

· Identificar as necessidades: Observar as necessidades que ela busca atender. 
· Escala: Ficar sempre atento ao público alvo e que impacto seu produto causará no mercado (se ele realmente será aceito). 
· Destaque: Ser diferente é o ideal para que seu negócio “bombe”, quanto maior for a vontade de inovar maior a chance do seu negócio dar certo, mostrando que seu produto é diferente dos demais. 
· Ir em busca de informações: Ficar sempre atento aos investimentos que são feitos no seu bairro, na sua cidade, na sua região. Isso gera o surgimento de novos elos de fornecimento e distribuição de produtos e serviços. 










quarta-feira, 11 de maio de 2016

Análise F.O.F.A e Perfil do Empreendedor.

Na aula que assistimos, obtemos alguns conceitos interessantes, dentre eles: Perfil do Empreendedor e Análise F.O.F.A.

A análise F.O.F.A. (ou S.W.O.T. em inglês) é feita com o objetivo de que o empreendedor possa ver o que o afeta positivamente ou negativamente e o que deve ser melhorado em seu produto ou empresa.


 A sigla F.O.F.A. significa : Força, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças, palavras que juntas ajudam a definir diversos pontos sobre um empreendedor, e como visto na imagem acima, podemos polarizar esses pontos em positivos(ajuda) e negativos(atrapalha), para explicar de forma mais simples, pense nos "tópicos" Forças e Oportunidades, eles são partes de sua empresa ou de seu produto que devem ser mantidas e aprimoradas, já os demais "tópicos", Fraquezas e Ameaças são partes ou características de sua empresa que devem ser cortadas ou combatidas. Para entender de forma mais simples, basta observar a imagem abaixo, que explica de forma mais sucinta cada parte desse tipo de analise.


Mudando um pouco de assunto, como dito no inicio desta publicação aprendemos também sobre o conceito de Perfil do Empreendedor, e de certa forma fomos testados por nosso professor com dois testes simples e ao mesmo tempo engenhosos... O primeiro foi o seguinte desafio: Desenhar uma casinha simples em 30 segundos, e o segundo era desenhar um circulo com 1 ponto dentro, também em 30 segundos...
Como resultado, foram vistos como maioria os desenhos de casas semelhantes a esta :

E círculos como este:

E estes eram justamente os testes, a maioria das pessoas seguem um padrão já imposto de uma "casinha simples" e ou de um circulo com um ponto dentro, porém o objetivo destes testes eram mostrar de certa forma o nível de criatividade e atenção de cada um, que pela comodidade optam por fazer desenhos semelhantes ao mostrados acima, porém algumas pessoas se destacam, fazendo desenhos de formas diferentes, exemplo: A casinha, era para ser simples, porém quem disse que ela deveria ter este formato tradicional mostrado acima e não um formato de triângulo?! Ou melhor, quem disse que o ponto do circulo deveria ser no centro ?! 
Aposto que pelo menos a questão do circulo você só percebeu agora, e se você percebeu este fato antes você faz parte do grupo de pessoas que possuem uma atenção ou uma criatividade maior.

De forma bem sucinta, este foi o conteúdo da nossa aula, obviamente que houveram outras pautas e assuntos tratos em aula, porém nada muito relevante a esta postagem.

Obrigado pela atenção, tenha um bom dia !

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Na aula do dia 14/04 foi introduzido o conceito de Plano de negocio.


Para que uma boa ideia se transforme em um negocio de sucesso, é necessário desenvolver um plano de negocio.


Um plano de negocio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negocio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo o risco e a incertezas.
Geralmente é escrito por um empreendedores, quando ha intenção dese iniciar um negocio, mas pode também ser utilizado como ferramenta de marketing.

O plano ira ajuda-lo a concluir de sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que ira oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negocio.

Recomendações Gerais
  • Informações são a matéria prima de qualquer plano de negocio, portanto pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas , associações, feiras, cursos ou junto a outros empresários do ramo.
  • É importante o acompanhamento permanentemente do plano. 
  • Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Alem disso, procure faze-los bem feito e organizado. Assim você ira tornar mais fácil sua utilização.
Benefícios do plano de negocio

  •  O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio.
  • Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados.
  • Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa.
  • Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores.
  • Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos
  •  Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado.
  • Etc.
Cuidados a ter quando se escreve um plano de negocio (PN).

Tal como se utiliza o PN para definir o negócio que se quer implementar, é necessário utilizar um guia para criar o PN ideal para a empresa projeto que o empreendedor quer lançar, existindo, para esse efeito, muitos tutoriais e modelos disponíveis na Internet para consulta.
A construção do PN não deve restringir-se a um modelo previamente elaborado. Um dos erros mais comuns na escrita dos planos reside na pouca originalidade que muitos têm. Muitos empreendedores limitam-se a “emprestar” informação de outros documentos. Este método de construção não é correto, pois cada negócio funciona de uma maneira individual, e cada tópico relevante necessita de ser fundamentado e posteriormente revisto.
O empreendedor deverá ter as seguintes considerações gerais antes de elaborar o documento:
- Definir os objetivos para produzir o PN – Quem vai ler o plano, e o qual o objectivo dessa leitura? Ao definirem-se estes objetivos o empreendedor consegue decidir qual o conteúdo, e respectivo ênfase que coloca em todas as secções do documento.
- Atribuir tempo suficiente para investigação .
A qualidade de um PN é proporcional ao tempo que se dedica à investigação antes da sua elaboração. É possível obter informação sobre o crescimento de mercado, perspectiva da indústria e perfis de clientes em bibliotecas, através da Internet e em serviços de base de dados pagos. Para além de factos publicados é possível realizar entrevistas a fornecedores, especialistas e concorrentes – quanto melhor se conhecer a indústria, clientes e competição do negócio melhor se conseguirá fundamentar o plano.
- Definir a audiência e dimensão do PN.
 A dimensão de um PN típico pode variar entre as 10 e as 100 páginas, dependendo do uso que se quer fazer do plano e da audiência que o vai ler. Um PN interno de uma empresa pode excluir secções como a gestão e ser mais específico na implementação. Um PN básico para bancos tem usualmente 20 páginas onde é incluída a análise financeira.
- Redação e Revisão. 
O empreendedor só possui uma oportunidade para utilizar o PN para recrutar investidores. São os planos bem escritos e fundamentados que abrem as portas da oportunidade: é preciso editar e rever continuamente o documento.
- Mostrar rascunhos do PN a terceiros.
 É muito fácil a um autor de um texto não descobrir erros de raciocínio na obra que escreve, ou subestimar informações sobre áreas que não domina. É muito útil mostrar e rever o plano com pessoas da mesma, ou outras áreas.

Estrutura de um PN.

O PN é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global. Elas são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do PN entender como funciona o empreendimento e o que se planeja.
O plano completo usualmente é visto como uma coleção de sub-planos, desse modo o leitor também espera compreender seus produtos e serviços, seu mercado, sua situação financeira, sua estratégia de marketing, e demais recursos.
As seções propostas, descritas sucintamente abaixo, seguem o padrão que se capta, aproximadamente, do formato recomendado por empresas, financiadores, livros, e exemplos de caso.
Dependendo do público alvo do PN, estruturas distintas das aqui propostas terão, provavelmente, de ser apresentadas.
  • Capa e sumario
A capa do PN fornece a primeira impressão e pode determinar o grau de atenção que o leitor proporcionará inicialmente para o documento. 
O sumário deve conter o título de cada seção do plano de negócios.
  • Recomendações
Deve ser escrito com muita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam no texto do PN. Deve ainda ser dirigido ao público alvo do PN e explicitar qual o objetivo do plano de negócios em relação ao leitor.
  • Planejamento estratégico de negocio.
A seção de planejamento estratégico é onde são definidos os rumos do empreendimento, sua situação atual, suas metas e objetivos de negócio, uma análise, bem como a descrição da visão e missão do empreendimento. É a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações do empreendimento.
  • Descrição da empresa/ empreendimento.
Nesta seção deve-se descrever o empreendimento, seu histórico, estrutura organizacional, localização, contatos, parcerias, serviços terceirizados, etc.
Em caso de empresa já constituída, descrever também seu crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, e impostos
  • Produto e serviços.
Descrever quais são os produtos e serviços, como são produzidos, ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, se detém marca e/ou patente de algum produto etc.
  • Analise de mercado.
Deve-se mostrar que se conhece muito bem o mercado consumidor do produto/serviço (através de pesquisas de mercado): como está segmentado, as características do consumidor, análise da concorrência, a participação de mercado do empreendimento e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio etc. A análise do mercado envolve pelo menos três dimensões: o mercado consumidor atual e potencial, os fornecedores e os concorrentes atuais e potenciais. Esta análise pressupõe, assim, uma análise da procura e da oferta. Com os resultados obtidos, opte por apresentar dados estatísticos que funcionem como indicadores para a viabilidade do nosso negócio, de acordo com a atuação do mercado.
É importante:conhecer o cliente; definir o âmbito geográfico de atuação da empresa; identificar os concorrentes; enunciar os pontos fracos e vantagens em relação a eles; estabelecer os fornecedores para dar resposta a todas as necessidades do negócio;delinear a estratégia de marketing.
  • Plano de marketing.
Plano de marketing apresenta como você pretende vender seu produto/serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade. Destaca ainda a necessidade da interação com os clientes buscando destes respostas para melhoria contínua do mesmo.
  • Plano financeiro.
A seção de finanças deve apresentar em números todas as ações planejadas de seu empreendimento e as comprovações, através de projeções futuras de sucesso do negócio. Deve conter itens como fluxo de caixa com horizonte de 3 anos, balanço, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

  • Plano de investimento.
  • Plano de exploração.
Nesta parte do Plano de Negócio, o empreendedor tem de analisar com rigor os proveitos e os custos. Ou seja, saber como vai ser produzido o seu produto/serviço, quanto vai gastar e que rendimento irá obter. O plano de exploração permite-lhe conhecer o processo produtivo e os custos que a ele estão relacionados. 
  • Fontes de financiamento.
Para saber como vamos financiar o nosso projeto, efetuaremos primeiramente um levantamento de todos os meios de financiamento existentes, desde créditos bancários, capital de risco, etc. É importante conhecer cada uma das modalidades de financiamento para saber o cálculo da rentabilidade do nosso negócio, pois parte das receitas têm como destino remunerar os capitais alheios. A elaboração de um plano de negócios bem estruturado e capaz de transmitir o potencial da empresa é um passo para conseguir boas condições de financiamento do capital.
  • Plano de tesouraria.
Definido o modo de financiamento, avançaremos para o cálculo dos fluxos financeiros que a empresa irá ter. Este cálculo é fundamental porque os investidores dependem dos fluxos para obterem o investimento realizado. Neste mapa de tesouraria provisório tem de se estabelecer o "ciclo de tesouraria" do negócio que depende de três variáveis e que compõem o fluxo de tesouraria:Prazo médio de recebimentos, Prazo médio de pagamentos, Stock médio.
O "ciclo de tesouraria" será favorável se o prazo de recebimentos for curto, o prazo para os pagamentos for alargado e o stock médio for de poucos dias.
  • Rentabilidade do projeto.
Finalmente, deveremos calcular a rentabilidade do nosso negócio, utilizando um dos seguintes métodos:TIR (Taxa Interna de Rentabilidade)se a taxa de rentabilidade do projeto for maior do que a TIR, então terá um VAL positivo e será aconselhável avançar com o negócio;VAL (Valor Atualizado Líquido)se o VAL for positivo, o empreendedor, está no caminho certo, pois já terá mais capital do que antes do nascimento do projeto; se for negativo deve ser rejeitado;Pay-Back Period, indica ao investidor o tempo necessário para ter de novo o investimento que fez.
Concluído o Plano de Negócios, a primeira etapa está concluída, saliente-se porém que este não evita riscos, mas ajuda a preveni-los e a optar pelo caminho mais seguro, tendo sempre a possibilidade de fazer as correções que forem necessárias.
  • Anexos.
Esta seção deve conter todas as informações que você julgar relevantes para o melhor entendimento de seu PN. Por isso, não tem um limite de páginas ou exigências a serem seguidas. A única informação que você não pode esquecer de incluir é a relação dos curriculum vitae dos sócios da empresa ou elementos-chave do empreendimento. Você poderá anexar ainda informações como fotos de produtos, plantas da localização, roteiro e resultados completos das pesquisas de mercado que você realizou, material de divulgação de seu negócio, folders, catálogos, estatutos, contrato social da empresa, planilhas financeiras detalhadas etc.